da Folha de S.Paulo
Fundada em 1829 por Ioannis Antonios Kapodistrias (1776-1831), o primeiro chefe de Estado da Grécia independente, a instituição reúne mais de 20 mil peças, que representam o mais importante conjunto de obras gregas existente no planeta. Entre pinturas, esculturas e objetos, é possível conhecer elementos de uma cultura que teve papel decisivo na determinação dos alicerces da civilização ocidental.
Criado no edifício do Orfanato, na ilha de Egina, o museu passou a ocupar sua sede atual em 1889, quando finalmente se concluíram as obras iniciadas em 1874, sob a supervisão do arquiteto Ludwig Lange.
Desde então, o prédio sofreu diversas reformas, modificações e ampliações para dar conta de abrigar um acervo que só crescia com a evolução das descobertas arqueológicas.
Como foi o caso da imponente estátua de Zeus ou Posseidon de Artemísio, datada de cerca de 460 a.C. e atribuída a Calamides. O braço foi encontrado por pescadores, em 1926; o resto do corpo, dois anos depois.
Sua restauração revelou uma das mais incisivas imagens do poder divino que chegaram até nós desde o mundo antigo. Ela traz a divindade, com um semblante austero, fazendo o movimento de lançar adiante um raio --ou um tridente.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u631781.shtml
Fonte: Folha Online
Por Bruno Vinícius
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá galera! pedimos que votem na nossa enquete, comentem, espalhem, faça pedidos de caricaturas e muito mais.
Sua participação neste blog é MUITO importante.