terça-feira, 3 de novembro de 2009

SITE COM TUTORIAIS DO ADOBE AFTER EFFECTS

Pra quem gosta da ilustração na area de animação e feitos especiais animados, entrem nesse link, pois ele tem tutoriais incriveis de efeitos que você nem imagina que pode fazer.


Os tutoriais são online e em Inglês, mas é tão passo-a-passo que o Inglês não será problema, entrem e confiram!

http://www.videocopilot.net/tutorials/

BrunOViníciuS


KoverArtist: Criando capas de CDs e DVDs <-----> Ilustração digital



Muita gente que gosta de gravar CDs e DVDs deve estar se interrogando sobre a existência programas para Linux capazes de criar capas para CDs e DVDs sem necessidade de outros programas gráficos, que requerem definir medida das capas e outras atividades para elaborar o trabalho.



No Linux utilizava o "Inkscape" para criar minhas capas, mas levava um pouco de tempo por ter que passar pelo processo de definir tamanho da capas, bordas, inserir textos e imagens, etc. No Windows utilizava o Corel Draw, que possuía modelos prontos para criação de capas, mas necessitava definir outras coisas que me agradavam.



Tive que pesquisar na internet algum programa para Linux que fosse capaz de oferecer modelos prontos, bastando apenas uns cliques do mouse e alguns enfeites para elaborar capas para meus CDs e DVDs de forma rápida e prática. Foi aí que encontrei um excelente software que chama-se "KoverArtist", um dos melhores que encontrei para Linux.



O KoverArtist é um programa para criação rápida de capas para CDs e DVDs, tanto nos de caixa (DVD) como os normais (CD). Ele é simples e oferece uma gama de praticidade na hora de elaborar as capas, basta alguns cliques do mouse. Já vem com modelos prontos de CDs e DVDs, falta só acrescentar os enfeites, imagens e pequenos ajustes.



Requisitos do Sistema:



* KDE = 3.2.x



Lembrando que este artigo foi escrito para o Kurumin Linux, mas nada impede de usá-lo em outras distros derivadas do Debian - não fiz o teste ainda.



Para quem usa Slackware ou SuSE, seguem os links.



Slackware:

http://www.slacky.it/download/.../0.4.4/koverartist-0.4.4-i486-1as.tgz



SuSE 10.0:

http://www.animweb-fr.com/SuSE/rpm/KoverArtist-0.4-1.i586.rpm





Este artigo descreve a criação de capas de CDs e DVDs de uma forma prática e inteligente, sem a necessidade de outros programas gráficos.

Por: Ricardo Santiago



Para baixar o KoverArtist, abra um terminal e digite:



$ wget http://arklinux.osuosl.org/dockyard-devel/i586/koverartist-0.4.4-1ark.i586.rpm



O pacote será baixado para o diretório /home. Em seguida, teremos que converter o pacote ".rpm" para o pacote ".deb" com o seguinte comando:



$ sudo alien -d koverartist-0.4.4-1ark.i586.rpm



Após o processo de conversão do pacote, que receberá o nome de "koverartist_0.4.4-2_i386.deb", execute o comando a seguir:



$ sudo dpkg -i koverartist_0.4.4-2_i386.deb



O KoverArtist foi instalado com sucesso e o ícone estará na categoria " Multimídia" - pelo menos funcionou comigo. Caso não esteja, abra-o digitando:



$ koverartist



Na figura 1, você verá a imagem do KoverArtist:



Iremos agora criar uma capa para um CD normal, aquela caixinha de box com figuras dianteiras e traseiras. Lembrando que o texto digitado aqui é um mero exercício.




1) Clique na aba "Options". Em "Front Picture", clique na pasta azul e localize alguma figura ou foto de sua preferência. Adicionei uma foto dianteira de Bob Marley, como mostra a figura 2:
 

 


2) Em "Back Picture", clique na pasta azul e localize alguma figura ou foto de sua preferência. Adicionei uma foto traseira de Bob Marley, como mostra a figura 3:



 


) Clique na aba "Project". Em "Number of Discs", clique no sinal de "+" para surgir o Disco 1 ao lado da aba "Options" - só clique no sinal de "+" caso não surgir o Disco 1. Caso surja o Disco 2, é só clicar no sinal de "-" para removê-lo e deixar apenas o Disco 1. Em "Case" deixe como está "Multi CD Base". Em "Title" adicione um título qualquer. Ex: Bob Marley. Formate o texto a seu gosto para a imagem dianteira como mostra a figura 4 (tive que acrescentar o texto "Viva o Linux" abaixo do texto "Bob Marley" seguido de "Enter" diversas vezes):







Lembrando que o texto digitado para a figura 1 ficará surgindo como título da borda do CD da imagem traseira.




4) Em "Sub Title" digite um subtítulo qualquer (deixei em branco). Em "Title and Sub Title Effect" você terá a opção de escolher o efeito para seu texto (deixei em Glow). Ajuste a seu gosto o tamanho da fonte em "Size" e a transparência em "Transparency" (deixei do jeito que está "Size 14" e "Transparency 100".



5) Clique no ícone do Disco 1. Em "Disc Title" digite o título do CD. Ex: Os Melhores de Bob Marley. Em "Disc Contents" digite os nomes das músicas e tecle "Enter". Repita o processo de adição dos nomes da músicas até completar a lista. Clique na aba "Options". Em "Disc Contents Text" alinhe o texto das músicas a seu gosto (esquerdo, centralizado, direito). Em "Side Text" alinhe o texto da borda do CD (esquerdo, centralizado, direito). O resultado verá na figura 5:





Criando capa para DVD


Iremos agora criar uma capa para um DVD. Lembrando que o texto digitado aqui é um mero exercício.



1) Na aba "Project", em "Case", selecione "Stardard DVD Case" ou "Slim DVD Case" (verifique se o box do DVD tem a borda, onde fica o título, grossa ou fina. Se for grossa é "Stardard DVD Case" e se for fina é "Slim DVD Case"). Optei pela borda grossa para este exercício.



2) Na aba "Options", em "Front Picture", clique na pasta azul e localize alguma figura ou foto de sua preferência. Em "Back Picture" clique na pasta azul e localize alguma figura ou foto de sua preferência. Adicionei as fotos dianteira e traseira de Bob Marley como mostrado na figura 6:






3) Clique na aba "Project". Em "Number of Discs" clique no sinal de "+" para surgir o Disco 1 ao lado da aba "Options" - só clique no sinal de "+" caso não surja o Disco 1. Caso surja o Disco 2, é só clicar no sinal de "-" para removê-lo e deixar apenas o Disco 1. Em "Title" adicione um título qualquer. Ex: Bob Marley. Formate o texto a seu gosto.




4) Em "Sub Title" digite um subtítulo qualquer (deixei em branco). Em "Title and Sub Title Effect" você terá a opção de escolher o efeito para seu texto (deixei em Glow). Ajuste a seu gosto o tamanho da fonte em "Size" e a transparência em "Transparency" (deixei do jeito que está "Size 14" e "Transparency 100".



5) Clique no ícone do Disco 1. Em "Disc Title" digite o título do DVD. Ex: Os Melhores de Bob Marley. Em "Disc Contents" digite os nomes das músicas e tecle "Enter". Clique na aba "Options". Em "Disc Contents Text" alinhe o texto das músicas a seu gosto (esquerdo, centralizado, direito). Em "Side Text" alinhe o texto da borda do DVD (esquerdo, centralizado, direito). O resultado verá na figura 7:









Sua capa para DVD foi criada. Salve ou imprima clicando nos respectivos ícones.




Apesar de ser um excelente software super prático e inteligente, o KoverArtist realmente saiu-se bem nos meus testes, exceto pelo "Import Audio-CD" que deu pau - simplesmente o programa fechou-se. Já integra vários modelos prontos de CDs e DVDs para criação de capas sem necessidades de definir medidas e outros ajustes.



Não deixe de conhecer mais opções do KoverArtist, seja nos efeitos, modelos etc. O usuário terá melhor familiaridade com o software quando conhecer todas as ferramentas apresentadas no menu e submenu; é preciso ser muito curioso para ir mais longe.



Desejo a todos um excelente trabalho e muita criatividade.



 
 
fonte: (http://www.vivaolinux.com.br/artigo/KoverArtist-Criando-capas-de-CDs-e-DVDs?pagina=1) e Ricardo Santiago
 
 
 
 
autor---->>>>>>>Leandro Oliveira

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Arte Digital


Há milhares de anos, o homem sempre quis representar o seu pensamento, o seu aprendizado e conhecimento através da arte.

A arte data deste a antiguidade, quando os homens da Pré-História, desenhavam a arte rupestre (desenhos feitos nas cavernas). As figuras representavam a caça, mas isso não significava como o grupo vivia, tinha um caráter mágico, fazia com o que o grupo se preparasse para a tarefa que garantia a sobrevivência.

A palavra “arte” teve muitos significados durante a história. Sempre houve uma pequena discussão, pois alguns achavam que a arte era uma forma de criação, já outros, acreditavam que era uma forma de imitação.

A arte foi se subdividindo de estilos em estilos, tais como Barroco, Gótico, Romântico e outros.

Arte Digital

O nascimento da arte digital (então chamada arte por computador) ocorreu na exposição londrina Cybernetic serendipity (1968). A produção desses anos inspirar-se-ia bastante na abstracção geométrica. O aparecimento da imagem animada e de terceira dimensão (3D), no começo dos anos 1980, trouxe o cinema de animação e dos efeitos especiais e a vantagem suplementar sobre as duas dimensões – o volume. Construíam-se objetos por síntese, a partir de cálculos, com base em objectos reais, com realce para o filme de Steven Spielberg, Parque Jurássico (1993).

Já nos anos 1990, assistiu-se ao desenvolvimento acelerado da interactividade com a realidade virtual e os seus derivados, o multimedia e as redes digitais de comunicação, em que as trocas de informação entre o homem e o computador se fazem em tempo real e transitam nos dois sentidos. As imagens digitais apresentam, assim, duas características comuns: os cálculos automáticos feitos em computador e a interactividade entre quem os cria e quem é destinatário. Relação entre arte e ciência. São relações muito antigas, que remontam à pré-história ou ao Renascimento, para não sermos mais exigentes. Depois, na segunda metade do séc. XX, multiplicaram-se as referências à ciência: as matemáticas e a lógica inspiraram os minimalistas (métodos seriais e combinatórios), a óptica e a psicologia da percepção serviram de apoio à op art e à arte cinética, e a linguística estruturalista alimentou a arte conceptual.

http://br.olhares.com/galerias/index.php?id=17&
Esse site é uma recomendação para quem gosta de imagens digitais.

Fonte
http://www.mundoeducacao.com.br/artes/a-historia-arte.htm
http://industrias-culturais.blogspot.com/2004/02/arte-digital-e-ciberntica-histria.html

domingo, 1 de novembro de 2009

Arte Gótica


Com o fim da era feudal na Europa, no século XII ocorreu o êxodo rural, as pessoas migraram do campo para a cidade em função do ressurgimento do comércio. Assim, o centro de tudo passou a ser as cidades, inclusive o centro da arte. A arte que começou a surgir a partir desse período foi chamada de gótica, pois sua aparência era considerada bárbara.




A arte gótica surgiu nas proximidades de Paris, em uma região chamada Ílede-France, como um resultado da ascensão da burguesia comercial e pelo desenvolvimento de novas técnicas de produção.



As características da arte gótica são:

- Na arquitetura: Vários portais nas construções, ao invés de apenas um como na arte romântica; o uso da abóbada de nervuras; o uso do arco ogival e os pilares de apoio, que faziam com que as paredes pudessem ser mais finas; e o surgimento dos vitrais coloridos, filtrando a luz externa.

- Na pintura: a procura do realismo na representação dos seres que compunham a obra; a impressão de movimento de figuras como anjos e santos; a identificação da figura dos santos com os seres humanos de aparência comum.

- Na escultura: o registro de aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época; a tendência naturalista; o baixo-relevo; e a concepção da figura isolada, sem o suporte de colunas.
 
 
vejam algumas imagens:
 
 
 
 




































autor----------->>>>>>>>Leandro Oliveira